Contents
LIÇÃO DE UM PONTO (LUP), UMA FERRAMENTA SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Alguns meses atrás durante o curso de especialização em manutenção produtiva – TPM, conheci uma ferramenta que é simplesmente incrível.
A metodologia TPM consiste em 8 pilares, trazendo para a manutenção um foco global de todo o processo produtivo. Com o objetivo geral: zerar falhas, desperdícios, erros, defeitos, poluição e acidentes. E para isso foram criadas um número imenso de ferramentas dentre quadros, planilhas, fórmulas matemáticas, etiquetas, métricas e indicadores de performance (KPIs).
Dentre todas essas ferramentas, a que achei mais incrível, talvez dentre elas seja a mais simples é a: A LUP – LIÇÃO DE UM PONTO, essa lição buscar ser visual, objetiva e sem abertura para interpretações. Não precisa de um vasto treinamento, sendo intuitiva e os resultados já são percebidos de imediato. E é justamente isso, que a torna incrível, ela não precisa estar necessariamente incorporada dentro da metodologia TPM, pois ela fala por si só.
Lição de Um Ponto na prática
Assim que é diagnosticado uma oportunidade de melhoria, um ponto de dúvida relevante que gera um atraso para a manutenção corretiva, um risco ao processo ou ao operador. Podendo ser usada até na ergonomia de tarefas administrativas. Onde é identificado uma ação simples de um ponto essa ferramenta pode ser usada.
Como no exemplo acima basta uma foto, uma imagem ou um desenho. Na imagem superior o ponto “ERRADO” – e uma breve descrição. Na imagem inferior o ponto “CERTO” e uma breve descrição. No cabeçalho um título e a descrição do objetivo da LUP, pode ser impresso e anexar em um prontuário junto ao equipamento ou processo.
Simples e Fácil
É só isso??? Claro que dentro da metodologia TPM engloba outras questões como treinamentos, procedimentos e outros detalhes. Mas o foco desse artigo é mostrar a simplicidade dessa ferramenta e facilidade de implementação não importa o porte da empresa, desde uma pequena fábrica de costura local, até uma multinacional da indústria farmacêutica.
Nestes 15 anos de manutenção industrial, em variados segmentos, alimentícios, sucroalcooleira e farmacêutica. Quantas vezes escutamos histórias como:
– “Ah! Como assim tantas horas de parada, tanto de prejuízo e mais tanto de desperdício, e era só isso”? Uma posição de uma válvula, uma correia passada de forma incorreta ou um único sensor fora de posição. Coisas que poderia ser facilmente evitado com uma lição LUP.
Mas imprevistos infelizmente acontecem, o ponto crítico é que muitas vezes esses problemas. Não são divulgados ou compartilhados dentre os técnicos a operadores, por vários motivos entre o temor represálias da sua liderança imediata, brincadeiras entre os pares e até algum tipo de sanção. Tudo isso pode levar a omissão de compartilhamento de uma informação simples pode levar a repetição do incidente, gerando novos transtornos e prejuízos para a empresa.
E finalmente a parte que considero essa ferramenta incrível é que um grande prejuízo na empresa, um risco de acidentes pode ser evitado, ou até uma melhora drástica dos indicadores de manutenção e produção, basicamente sem investimento nenhum. Pense e se os gestores e líderes incentivarem o uso dessa ferramenta de maneira que o operador ou técnico de manutenção, tenha confiança de sempre mostrar, divulgar, compartilhar e ensinar uma lição relevante. De forma que aquele ponto não se repita melhorando o ambiente de trabalho.
E você caro leitor, já conhecia essa ferramenta?
Tem alguma experiencia onde poderia ter usado essa ferramenta?
Sabe identificar oportunidades onde pode ser usado a LUP aí na sua empresa?