You are currently viewing Alexandre, O grande. Frente ao nó Górdio

Alexandre, O grande. Frente ao nó Górdio

Cinco lições de liderança que aprendemos com o desafio do nó Górdio

A história conta que um rei da ásia menor região onde é a Turquia, morreu e não deixou herdeiro. O oraculo foi consultado que profetizou que o próximo rei entraria na cidade em carro de boi. A assim como o oráculo disse, entrou na cidade um camponês em carro de boi chamado Górdio.

O então rei Górdio em agradecimento amarrou o seu antigo carro de boi, em uma pilastra do templo de Zeus, com um nó muitíssimo complicado.

O rei Górdio governou por muitos anos. Após sua morte, passou o seu reinado ao seu filho, Midas. Que governou, multiplicou e prosperou seu reino, porém não deixou herdeiro. O oráculo foi novamente consultado e predisse que quem desatasse o nó de Górdio governaria toda a ásia. Mesmo após quinhentos anos ninguém conseguiu desatar o nó Górdio.

Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande. No começo da sua campanha contra o império Persa, após duas pequenas vitórias. Ficou sabendo da lenda do Nó de Górdio.

Motivado pelo desejo de se tornar e comprovar para todos que seria o imperador de toda a ásia, mesmo perante o enorme e indestrutível império dos Persas. Ao se deparar frente ao nó de Górdio executa algumas tentativas de desatar o nó, sem sucesso. Ao analisar cuidadosamente Alexandre, faz uma pergunta:

— Tem alguma regra para desatar o nó?

Todos se olham sem entender a pergunta, e respondem:

— Não, é só desatar o nó.

De maneira tão rápida que poucos perceberam, Alexandre desembainha sua espada, e em um só golpe parte o nó ao meio.

Coincidência ou não, fato é que Alexandre, consegue uma vitória milagrosa sobre o então Império Pérsia, poucos anos depois. E se torna um dos imperadores mais notáveis de toda a história.

Às Cinco lições de liderança:

Estar sempre bem-informado.

       Mesmo após a vitória de pequenos países, dominado pela Pérsia. Alexandre ouviu sobre o nó Górdio. Ele sabia da importância de estar bem-informado. E ouvir seus súditos e seus generais, mesmo que tomasse outra decisão.

A primeira lição de um que aprendemos, é que o líder reconhece o valor de estar bem-informado. Pois, estando bem-informado é mais fácil encontrar oportunidades.

Mas que oportunidade Alexandre encontrou ouvindo sobre o nó Górdio?

Engajamento

       A segunda lição de liderança é o engajamento. Alexandre planejava uma campanha contra o maior o império da época, e seu exército era muito menor que o do inimigo. Para obter a vitória Alexandre precisa que seu exército estivesse totalmente engajado e alinhado no mesmo proposito. E o nó Górdio era uma oportunidade de demostrar isso para o seu exército. Um bom líder sabe valorizar a importância de ter um time engajado e motivado no mesmo proposito antes de enfrentar novos desafios.

Ir ao encontro do problema

       A terceira lição de liderança é ir ao encontro do problema. É bem claro que uma das principais habilidades de um líder é delegar tarefas. Muitos séculos antes do gemba, e toda a metodologia baseada Toyotismo no Japão. Alexandre sabia da importância do líder, de estar onde se encontra o problema. O líder estando presente, passa a segurança das ações tomadas. Assim como compartilhamento das responsabilidades, resultando em uma equipe engajada.

A arte de fazer perguntas

        A quarta lição de liderança é saber fazer perguntas. Geralmente o líder foi um especialista na sua área, antes de se tornar um líder. Sendo muito comum, querer mostrar as suas habilidades, frente ao seu time. Após várias tentativas de desvendar o nó Górdio, sem sucesso. Alexandre viu uma oportunidade ao fazer uma pergunta:

 — “Há alguma regra, para desatar o nó?”

Com uma simples pergunta frente a um problema insolúvel. Alexandre encontrou uma oportunidade de marcar seu nome na história e vencer o problema do nó Górdio.

Atitude de liderança

        A quinta lição de liderança é a atitude de liderança. Após fazer uma pergunta, Alexandre pensa “fora da caixa”, e toma uma atitude corta o nó ao meio. Ele poderia evitar, e não se expor ao risco de não desatar o nó, pois tinha acabado de sair de duas vitorias.

Porém, a atitude de liderança é se comprometer ariscar ao erro e ao sucesso junto com o time. Atitude de liderança é composto por estar bem-informado, engajar sua equipe, ter a humildade de fazer perguntas, pensar e agir além do que está proposto na sua frente.

A história de Alexandre, O Grande. Está envolto de muitos mistérios. Não termos a certeza sobre os detalhes narrados. É indiscutível como foi habilidade de liderança.

E você conhece já conhecia a história do nó Górdio e seu elo com Alexandre Magno?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments