Contents
O primeiro genérico para TDAH no Brasil é feito pela Pharlab
A semana iniciou com os principais veículos de comunicação do setor farmacêuticos do Brasil, com um assunto em comum, a respeito do novo marco histórico conquistado pela Pharlab. A confirmação do início da produção do primeiro genérico para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O site do ICTQ( Genérico do Venvanse chega ao mercado e deverá custar 35% menos que medicamentos de referência (ictq.com.br)), ressalta que o dimesilato de lisdexanfetamina, que até então era comercializado com o nome fantasia Venvanse. O medicamento, utilizado para o TDAH, foi desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda, mas teve a patente expirada no domingo passado (02/06/2024).
Acessibilidade e segurança no tratamento do TDAH
O site do GUIADAFARMACIA(TDAH: Pharlab lança primeiro genérico para tratamento da doença – Guia da Farmácia (guiadafarmacia.com.br) destaca a Pharlab. Uma indústria farmacêutica mineira, membro da divisão de genéricos do grupo Servier. E que a empresa segue os mais rigorosos processos de fabricação. Possui as certificações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e desde de 2023 foi aprovada na certificação da Agencia Europeia de Medicamentos(EMA), o órgão regulador do mercado europeu.
O processo de aprovação do genérico
Entretanto, o site do CONSELHO FEDERAL DE FARMACIA (CFF – Notícia) expõe o tempo de duração do processo para a aprovação do dimesilato de lisdexanfetamina durou seis anos. A Pharlab iniciou o processo de desenvolvimento da molécula no ano de 2018, no seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Lagoa da Prata. E o pedido de registro na ANVISA foi submetido no ano de 2020.
Expectativa do genérico escalar o mercado nas farmácias regionais
Já o site PANORAMAFARMACEUTICO (Medicamento para TDAH ganha 1ª versão genérica (panoramafarmaceutico.com.br)) ressalta que além da visibilidade econômica. Pois, o valor do medicamento de referência custa em torno de R$400,00 a R$500,00 e genérico por lei deve ter uma redução de valor de no mínimo 35%. A Pharlab investe também na comunicação de canais especializados para propagar seu novo genérico. Incluindo consultores de vendas altamente capacitados, redes de farmácias, associativismo e farmácias independentes, para as quais o laboratório mantém atendimento direto e indireto.
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) (www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/entre-5-e-8-da-populacao-mundial-apresenta-transtorno-de-deficit-de-atencao-com-hiperatividade.), hoje, cerca de dois milhões de pessoas no Brasil e é caracterizado por hiperatividade, desatenção e impulsividade. A maior incidência, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), ainda é em crianças: cerca de 3% a 5% da população mais jovem de todo o mundo. E esses dados destaca a importância de obter uma acessibilidade econômica através do medicamento na versão genérica.
Veja também nossos outros post no https://industriafarma.com/