Motivando funcionários e aumentando produtividade com habilidade
O que é uma matriz de habilidades
É muito comum que funcionários com até anos de casa não saibam explicar exatamente suas funções e habilidades.
A matriz de habilidades é uma ferramenta que mapeia as habilidades possíveis ou desejadas para que um colaborador possa exercer suas atividades de forma mais assertiva e clara.
A matriz de habilidades é uma tabela simples, com nomes de pessoas em fileiras de um lado e uma seleção de habilidades relevantes posicionadas nas colunas ao longo do topo.
Duas formas de implementação
A matriz de habilidade pode ser inovadora de duas formas na empresa.
A primeira, Organizacional, ou seja, a matriz de habilidade faz parte da organização e regras da empresa. Essa matriz é após elaborada, fica dentro dos procedimentos e regra do departamento de recursos humanos RH.
E a segunda, seria mais cultural e orientativo neste sistema a matriz de habilidade é usado para que os líderes e supervisores orientem, conheçam e identifiquem melhorias em sua equipe. Uma fase preliminar a incorporação da matriz de habilidade na estrutura organizacional.
Como fazer uma matriz de habilidades
Como vemos na imagem abaixo, para fazer uma matriz de habilidades basta fazer uma tabela, nas colunas dos nomes dos funcionários e nas linhas as habilidades desejáveis. É muito importante a legenda com o nível de evolução de cada habilidade descrita.
Matriz de habilidades nível técnico
Neste exemplo simulamos uma matriz dos técnicos eletricistas.
Trazendo alguns exemplos de atribuições que geralmente já estão incorporadas no cargo.
Matriz de habilidades do operador operacional
Neste exemplo simulamos uma matriz de operador autônomo, mas difundida na metodologia TPM. Onde operador além de suas funções básicas de operar o equipamento, agora é treinado e desafiado a aprender novas habilidades até um nível de manutenção básica do seu equipamento.
Os benefícios da matriz de habilidade
Contudo para que o colaborador traga entre os benefícios, identifique seu nível em cada habilidade, trazendo maior segurança na execução de cada atividade. Reforce a consciência das suas competências. O colaborador também pode trazer luz para a necessidade de apoio e um treinamento específico em uma determinada área. E, por outro lado, traz também dados para reconhecimento e evolução de carreira. Para a empresa também traz vários benefícios, como engajamento dos funcionários, competição saudável e motivação dos colaboradores. Melhoria contínua, pois, assim que o colaborador estiver em um nível consolidado, ele passa a ser o Professor e responsável para ensinar aos outros dos níveis anteriores.
Conclusão
A matriz de habilidades é uma ferramenta fantástica, onde os dois lados ganham. Do lado funcionário, através do líder ou superior pode embasar as justificativas para promoções, sendo verticais ou horizontais e aumento de salário. Do lado da empresa, uma equipe, mais engajada com a melhoria contínua, resultando em mais eficiência e produtividade trazendo maior lucratividade.
Se gostou deste post, curta e compartilhe!
E não deixe de ver nosso artigo: A curva da banheira na manutenção.
[…] Portanto, na indústria farmacêutica, considerar a curva da banheira ao adquirir novos equipamentos pode resultar em decisões mais embasadas e eficientes. Análise crítica da curva da banheira pode ser o fator determinante para uma defesa a nível estratégico da empresa. Defendendo o descarte, a troca a aquisição de um equipamento novo com outros recursos ou equipamento backup (reserva).Por fim trazendo mais confiabilidade ao processo e uma gestão de engenharia e manutenção. Assim trazendo para indústria uma disponibilidade dos equipamentos e maior produtividades de suas linhas produtivas.Quer saber um pouco sobre metodologias de manutenção veja o nosso artigo: Matriz de Habilidades. […]