You are currently viewing A CURVA DA BANHEIRA , NA MANUTENÇÃO E ENGENHARIA

A CURVA DA BANHEIRA , NA MANUTENÇÃO E ENGENHARIA

Compra de carro vs compra de equipamento produtivo

É muito comum associarmos a compra de equipamento de produção industrial a um certo nível de complexidade, a compra de um carro novo. É um senso comum após a compra de um carro novo, concurso a termos poucos problemas com o carro, “ comprar e sair andando ”. E à medida que o tempo passa, as falhas avançam, devido ao desgaste das peças.
Porém um equipamento produtivo industrial se comporta de maneira diferente, como veremos na curva da banheira.

AS FASES DA CURVA DA BANHEIRA

A curva da banheira  é uma ferramenta essencial de  manutenção  e pode ser especialmente útil na  indústria farmacêutica . Vamos explorar o que ela é e como pode beneficiar a aquisição de novos equipamentos:

  1. O que é a curva da banheira na manutenção?

    • curva da banheira é uma metodologia gráfica que monitora o desempenho de um equipamento ao longo de sua vida útil, com base em sua taxa de falhas. Ela permite entender como o equipamento se comporta desde o início até o momento em que precisa ser substituído ou passar pelo processo de retrofitting(reforma e atualização do equipamento).
    • O gráfico da curva da banheira assemelha-se à forma de uma banheira, daí o nome. Ele representa a taxa de falha em relação ao tempo.
  2. Fases da curva da banheira:

    • Taxa de falha decrescente para mortalidade infantil:

      • Essa fase inicial é caracterizada por falhas prematuras, geralmente causadas por problemas de fabricação, instalação ou peças defeituosas.
      • Outro ponto de muita importância na nesta fase, é o treinamento especializado do técnico de manutenção e operador de processo.
      • À medida que essas falhas iniciais são corrigidas, e as pessoas passam a conhecer o equipamento. O equipamento entra em um período de estabilidade com menos falhas.
    • Taxa de falha constante para vida útil:

      • Nessa fase, a taxa de falhas permanece constante, mas geralmente é menor do que nas outras fases.
      • Exemplos de origem dessas falhas incluem impactos mecânicos, interferência indevida, variações bruscas de temperatura e erros humanos de operação.
    • Taxa de falha crescente no final da vida útil:

      • À medida que o equipamento envelhece, ele volta a apresentar alta taxa de falha, devido ao processo de depreciação.
  3. Benefícios da curva da banheira na aquisição de equipamentos:

    • Planejamento de manutenção: 

      Compreender a curva da banheira ajuda a determinar a vida útil e a confiabilidade do equipamento, permitindo um melhor planejamento para manutenções.

    • Controle da saúde dos ativos:

       A análise da curva da banheira auxilia no controle da saúde de cada ativo, na escolha de medidas necessárias para aumentar a disponibilidade dos sistemas sob gestão e na tomada de decisões informadas sobre aquisições futuras.

    • Prolongamento da vida útil: 

      Ao entender as fases da curva, é possível tomar ações proativas para prolongar a vida útil dos equipamentos.

 

Conclusão

Portanto, na indústria farmacêutica, considerar a curva da banheira ao adquirir novos equipamentos pode resultar em decisões mais embasadas e eficientes. Análise crítica da curva da banheira pode ser o fator determinante para uma defesa a nível estratégico da empresa. Defendendo o descarte, a troca a aquisição de um equipamento novo com outros recursos ou equipamento backup (reserva).
Por fim trazendo mais confiabilidade ao processo e uma gestão de engenharia e manutenção. Assim trazendo para indústria uma disponibilidade dos equipamentos e maior produtividades de suas linhas produtivas.
Quer saber um pouco sobre metodologias de manutenção veja o nosso artigo: Matriz de Habilidades.

Glauber Felício

Técnico em manutenção industrial em indústria farmacêutica. Formado em Analise de Sistema pelo IFMG. E pós graduando em engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos. Entusiasta dos processos e maquinários da indústria farmacêutica. Com especialização em TPM- Manutenção Preventiva Total.
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Junior
Paulo Junior
7 months ago

.

trackback
6 months ago

[…] Se gostou deste post, curta e compartilhe!E não deixe de ver nosso artigo: A curva da banheira na manutenção. […]