Contents
Aplicação de relé de falta e sequência de fase na indústria farmacêutica
O que é Relé de falta e sequência de fase?
O relé sequência de fase é dispositivo eletroeletrônico com a finalidade de proteger sistemas e equipamento elétricos trifásicos. Ele é construído para monitorar e detectar falhas na sequência de fase, inversão ou falta de uma ou mais fases de sistema trifásico. Alguns modelos contam um regulador ajustável, para determinar a tolerância de desbalanceamento entre fases.
Nesta imagem abaixo podemos verificar a sequência de no sistema elétrico. Cada uma das fases defasadas em 120° graus. Se essa sequencia for alterada o motor gira em sentido contrário.
Como funciona
Ele funciona como relé convencional que comuta os contatos auxiliares. Ao detectar a falta de uma das fases, ou a inversão da sequência configurada, ele aciona mudando os contatos auxiliares. E esses contatos (*no diagrama -K2 11, 12 e 14) quando comutam, exercem a função de proteger o sistema. Na maioria das vezes cortando a alimentação do contator principal que energiza o motor. Como vemos no diagrama elétrico abaixo:
Aplicações em equipamentos farmacêuticos
Compressora de comprimidos
Compressora é um equipamento rotativo, utilizado para comprimir o pó entre duas punções, performando o pó em comprimido.
O platô onde são alojadas as punções, girem somente em um sentido em uma sequência definida. Utilizando o relé sequência de fase protege a forma correta de produção do comprimido. E também quanto ao risco de quebra das punções. E mesmo o risco de segurança operacional.
Revestidora
A revestidora é equipamento utilizado para revestir os comprimidos a respectiva solução de revestimento. Controlando as o fluxo unilateralmente através do ventilador e do exaustor, e no exaustor e instalado um coletor de pó para coleta de excesso de pó. Neste equipamento os exautores não podem rodar em sentido contrário, pois podem voltar pó de outros produtos no processo. E o relé de sequência de fase reforça a proteção, evitando desvios e prejuízos durante o processo produtivo.
Conclusão
Existe vários outros exemplos de equipamentos farmacêuticos onde é utilizado esse pequeno dispositivo elétrico. Que otimiza a integridade ao processo, protege o equipamento e atenua o a exposição ao risco do operador e ao mantenedor eletricista e mecânico durante as intervenções.